Logotipo: atualizar ou não?

Logotipo: atualizar ou não?

Em time que está ganhando não se mexe :)

Esta é a minha opinião sobre a atualização de um logotipo ou identidade visual.

Traduzindo: se o logotipo está eficiente, comunicando os conceitos da empresa, é agradável aos olhos, atrativo e de boa reprodução, nem sempre vale a pena mexer.

A necessidade sempre é o melhor motivo para se tomar a decisão de atualizar. Ou motivos mais coerentes e comuns para uma atualização são: fusão ou aquisição de outra empresa, atualização porque a marca ficou realmente ultrapassada e não comunica o que a empresa é atualmente, novos públicos, novos mercados e/ou novos produtos.

Uma atualização quando bem planejada, no momento e por motivos certos, sempre traz muitos benefícios para a empresa. Neste processo é praticamente impossível a nova identidade não conviver com a velha. Quanto maior a empresa e as aplicações do logotipo, mais colisões podem acontecer e, por mais tempo.

No entanto, isso não deve ser um empecilho para a mudança. Se a imagem da marca está muito antiga, ou se já não comunica o que ela realmente é, o correto é investir na atualização, se possível, sem perder a essência.

E sua marca, está comunicando quem você é para seu público?

 


Artigo escrito por Cláudio Souto.