O Dilema do Inovador
É mais difícil inovar quando se é uma empresa consolidada. E por mais que a gente goste de iniciar um texto com uma frase impactante só para chamar a sua atenção, essa informação é nada mais do que a verdade.
E sabe por que? Por que a inovação é uma ameaça ao sistema vigente e, se tudo vai bem, a regra é clara: não se mexe em time que está ganhando. Ao invés disso você investe em sua melhor área, dedica-se e chegar no topo e a manter-se lá. Afinal, para onde mais você iria?
Clayton Christensen é um professor de Harvard especialista em inovação, que escreveu o livro O Dilema da Inovação. A obra coloca por água abaixo a afirmação preferida dos técnicos de futebol, explicando o por que as ideias disruptivas podem acabar com um negócio promissor e bem administrado do dia para a noite.
Um exemplo disso é a Kodak, empresa que já foi líder no mercado de fotografia mas, ao ignorar o potencial das câmeras digitais que eles mesmos haviam criado, chegou a declarar falência. Por outro lado, como exemplo de sucesso temos a Apple, que não hesitou em lançar o iPhone, que inevitavelmente colocou fim ao reinado do iPad.
A partir daí, surge o dilema: investir em algo que vai mudar totalmente as regras do jogo que você está ganhando ou naquilo que você já faz de melhor?
A gente adoraria dar uma resposta simples, mas ela não é! Na verdade, você deve fazer os dois. Você deve satisfazer as necessidades do seu cliente, mas sem ter medo de chegar ao ponto de mudar essas necessidades.
O Dilema do Inovador traz um passo a passo muito interessante para quem precisa investir nessa tática de sobrevivência. Vale a pena a leitura, mas você também pode dar uma ligadinha pra gente 😉 Afinal, estamos aqui para inovar e não vender livros. Se bem que…