
Quatro motivos que vão fazer sua marca morrer!

Você já percebeu que em todos os segmentos existem marcas vivas e marcas mortas?
Ter uma empresa é diferente de ter uma Marca.
Quando falamos das “mortas” não nos referimos a empresas que faliram, é possível ter uma empresa gigante com uma marca já falecida…
Claro que os motivos e os cenários para isso variam de segmento para segmento e de acordo com o tamanho do negócio! Mas esses quatros motivos são pontos em comum para qualquer business.
1. Não conhecer sua própria essência
Cada marca no mundo precisa ter uma essência única!
A essência não está no seu discurso, está na proposta do seu negócio e no desenho das suas entregas e produtos/serviços.
Por incrível que pareça, existem empresas que não sabem falar a sua essência com clareza e sem essa clareza toda a construção da marca fica comprometida e cheia de ruídos.
2. Ter um posicionamento incoerente
“Por que eu deveria comprar de você e não do seu concorrente?” Provavelmente você empresário tem essa resposta, mas isso está claro no seu posicionamento como um todo?
Todas as pessoas envolvidas com a sua marca precisam saber exatamente qual é o lugar que você deseja ocupar na cabeça do seu cliente. Esse lugar precisa ser coerente com o que você de fato é!
Se sua promessa não é alinhada com a sua entrega e essência, seu cliente nunca vai de fato confiar em você e enquanto você não tiver a confiança do seu público sua margem vai ser apertada.
Tenha clareza sobre seus reais diferenciais e posicione-se no exato lugar que você deseja ocupar.
3. Não investir em uma identidade visual
Sem investir no visual, fica muito difícil ter coerência!
O design existe para materializar o seu posicionamento. Todos os materiais gráficos da sua empresa precisam expressar exatamente qual é o valor e a qualidade do seu produto ou serviço.
Investir na apresentação e na estética é o mínimo para ter um produto valorizado e fielmente escolhido.
“ninguém escolhe as laranjas feias.”
4. Ter uma comunicação inconstante
Quem vende mais nem sempre é quem tem o melhor produto, mas sim quem comunica da melhor maneira!
Você e seu time precisam mapear todos os pontos de contato da empresa com o cliente, cada ponto de contato é uma oportunidade: ou de fortalecer sua marca ou de gerar um ruído e incoerência.
Isso não é só para o logotipo ou para a embalagem, é tudo!
Todos os pontos precisam ter sua essência, posicionamento e identidade, com coerência e constância.
Senhoras e senhores,
Marcas Vivas são as que dominam esses quatro pilares simples e fundamentais: Essência, Posicionamento, Identidade e Comunicação.
Não existe mágica, mas existe sim um caminho para fazer isso!
Com técnica, estratégias e paciência.
Lembrando que: O LUCRO QUE VOCÊ ESPERA DA SUA EMPRESA, ESTÁ NA SUA MARCA.